Por GlobalPeople | 16/10/2022 | 0 comentários

Sete expressões que não devem estar no seu perfil de LinkedIn

1. Profissional realizado
Até pode ser verdade, mas não o diga, demonstre-o. De certa forma, esta é uma frase que, por vezes, provoca mais incómodo do que propriamente apreciação por parte dos recrutadores.

Por isso, opte por uma frase onde fale das suas realizações profissionais, por exemplo, «representante de vendas, responsável por fechar 147% da quota durante 2009 e 2010» ou «director de IT, responsável pelos contratos de terceirização multimilionária nos principais bancos».

No seu resumo, pode ainda adicionar dados de realização como «gestor de vendas com formação pelos três melhores formadores», ou ainda «gestor de operações com a responsabilidade do aumento da eficiência da linha de produção».

2. Focado nos resultados
Quando as empresas pretendem contratar uma pessoa para determinada função, em primeiro lugar olham para a descrição, eliminando qualquer pessoa que não se enquadre. Daí a importância de mencionar no seu perfil esse tipo de informação.

Adicione informações que, de certa forma, provem os resultados e faça uma menção de como conseguiu uma promoção em seis meses ou como o seu desempenho superou a sua chefia.

 

3. Comunicador excepcional
Por norma é uma frase difícil de comprovar. Já que no seu perfil de Linkedin tem muitas oportunidades para demonstrar as competências escritas, pode transmitir conceitos complexos ou até mesmo falar de um grande projecto numa breve descrição. Estas duas situações ajudam-no a mostrar as suas competências de comunicação.

4. Sucesso comprovado
Obviamente que todos os recrutadores esperam o sucesso comprovado. Então porquê mencionar, a não ser que tenha a alguma prova viva que possa ajudá-lo. No entanto, estas conquistas podem ajudar a compreendê-lo melhor relativamente ao alcance do seu trabalho e quais os motivos da progressão na sua carreira.

5. Profissional experiente
«Experiência bem-sucedida» é uma frase bastante redundante. E se pensar bem, está a ocupar espaço e a desperdiçar a optimização de palavras-chave do Linkedin. Por isso, uma boa forma de substituir esta palavra é especificar o número de anos que trabalhou em determinada área.

Contudo, tenha alguns cuidados. Como por exemplo, «15 anos de experiência na área de vendas», não tem o mesmo peso se for mais explícito «gerou uma receita média de 23% perante um desafio de vendas».

6. Responsável por…
Trata-se uma frase completamente assumida à partida. No lugar desta frase, pode saltar para os factos relevantes como “Gerou um orçamento de 500 mil euros”, ou “Equipa de 10 pessoas supervisionada”. Assim, vai poupar tempo a quem vê o seu perfil.

7. Competências de Microsoft Word
Não existe qualquer vantagem em mencionar algumas competências básicas que a maioria dos candidatos têm. A não ser que procure algo em que é necessário esse tipo de competências.

x

Faça a sua marcação

Necessita de estar ligado